A Casa Humanna
Centro de Desenvolvimento e Saúde para Mulheres

A Casa Humanna é um espaço de convivência e apoio que nasceu com o objetivo de integrar saúde, cuidado, informação e bem-estar para mulheres de um modo geral , com foco em gestantes, mamães, bebês e famílias.

Como podemos te ajudar!

Agende Sua Consulta

Tudo funciona melhor quando sua saúde funciona bem! Clique no botão abaixo e agende sua consulta.

Toda atenção a você e toda família!

Sobre Nós

Casa Humanna

A Casa Humanna é um espaço de convivência e apoio que nasceu com o objetivo de integrar saúde, cuidado, informação e bem-estar para mulheres de um modo geral , com foco em gestantes, mamães, bebês e famílias.

Idealizada pela Ginecologista e Obstetra Patrícia Carvalho, que acredita que a gestação, o parto e a maternidade são experiências transformadoras e que podem ser vivenciadas de forma consciente, ativa e segura.

A Casa Humanna dispõe de atendimento de obstetrícia, ginecologia, mastologia, pediatria, parteria contemporânea,
nutrição, psicoterapia , fisioterapia e acupuntura. Também oferece atividades que contribuem para uma gravidez mais consciente, saudável e prazerosa, como: pilates gestantes e mamãe e bebê , grupos de apoio, oficinas e cursos.

Todos os atendimentos são fundamentados nas mais recentes evidências científicas e clínicas e nas recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) respeitando a criança e a natureza da mulher, para que, a gravidez, o parto, o pós-parto e a maternidade/paternidade sejam vivenciados de forma natural, consciente e amorosa.

A Casa Humanna não é uma casa de parto, é um local destinado ao desenvolvimento humano, à convivência, integração e promoção de saúde.

Localização

A Humanna está localizada no Parque do Colégio, bairro nobre e tradicional da cidade de Jundiaí-SP, rodeada de restaurantes, bares e comércio.

Missão

Oferecer uma infra estrutura completa para os profissionais atenderem seus clientes com segurança, conforto e tranquilidade sempre sob a ótica da humanização e do acolhimento.

Visão

Acreditamos que acolhendo famílias e mudando a forma de enxergar os nascimentos iremos mudar o mundo.

Atendimentos

Como Podemos te ajudar!

Ginecologia é a especialidade da medicina que cuida da saúde da mulher como um todo e não só do seu aparelho reprodutor e das mamas.
Devido a necessidade de acompanhamento preventivo anual, acreditamos ser de extrema importância criar vínculo com o ginecologista e por conta disso priorizamos o atendimento integral da mulher, em todas as fases da vida, da adolescência à menopausa, planejando ou não gerar filhos , para buscar prevenção de doenças ou para tratá-las, e respeitando suas vontades e sua trajetória pessoal e familiar.

Profissional: Dra. Patrícia Carvalho e Bruna Sibon

Obstetrícia vem do latim obstare, significa “estar ao lado” da parturiente. O modelo de obstetrícia praticado na casa é conhecido popularmente como “humanizado” e fundamentado na Medicina Baseada em Evidências tendo por princípio a devolução do protagonismo à mulher, ou seja, é dela o papel mais importante.
Cabe aos profissionais que realizam o atendimento estarem junto dela, atentos à evolução da gestação e do trabalho de parto e prontos para intervir, se necessário.

Profissional: Dra. Patrícia Carvalho e Bruna Sibon

O Planejamento de uma gestação pode fazer toda diferença não só na vida da futura mamãe, mas do bebê também. Além do planejamento emocional, existem alguns exames que são considerados importantes para esse planejamento.
Geralmente indica-se uma avaliação da saúde como um todo, que inclui uma análise hormonal completa, em que se verifica os níveis dos hormônios ovarianos e tireoidianos, além do funcionamento metabólico de um modo geral; ⠀⠀⠀⠀⠀
Em nossa avaliação também incluímos as seguintes checagens:
– Níveis de vitaminas, como a vitamina D (hormônio D) , zinco, magnésio, vitaminas C e A , ácido fólico , B12 , entre outros que são fundamentais no processo de concepção e gestação saudáveis ;
– Avaliação de papanicolau e pesquisa de HPV e demais DST’s ;
– Ultrassonografia transvaginal;
Procuramos realizar ainda uma avaliação geral das expectativas e das emoções da mulher para a gestação, uma vez que aspecto emocional influencia muito na concepção e no decorrer da gravidez. ⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns Exames adicionais, como analise do colo uterino e demais exames que podem ser requeridos em casos mais específicos, se a tentante não consegue engravidar há muito tempo, ou caso tenha tido alguma perda gestacional prévia bem como a pesquisa de trombofilias em casos selecionados.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Toda avaliação é multiprofissional e individualizada de acordo com cada caso.
A orientação nutricional e suplementos específicos também são de suma importância nessa fase pré gestacional. A avaliação estende-se ao parceiro também.

Profissional: Dra. Patrícia Carvalho e Bruna Sibon

A enfermeira obstetra e a obstetriz estão aptas a realizar o pré-natal de baixo risco e avaliar as condições psicofísicas e emocionais da mãe e do bebê.
São profissionais com formação superior, cuja especialização foi pautada em dar assistência à gestante e ao recém-nascido, colaborando para a redução da mortalidade materna e dos índices de partos operatórios.
Atendem pré-natal, parto natural e pós-parto. Na Casa Humanna a parteira trabalha em parceria com a médica obstetra no pré natal, nos cursos , nos partos e no puerpério.

Profissionais: Leandra Galvão – Enfermeira Obstetra

Na Humanna , adotamos a prática humanizada com um formato de assistência diferente do habitual aqui em nosso país , mas muito comum na Inglaterra ou na Holanda, por exemplo.
O modelo se baseia na prática de menos intervenções médicas , mais atenção e respeito aos desejos e necessidades da gestante , uma vez que gestação e parto são eventos fisiológicos .
Em muitos países da Europa, o parto normal é a regra e a cesárea é realizada apenas em situações de urgência e emergência .
Na Humanna, assim como na Europa, o trabalho das equipes é transdisciplinar.
Isso quer dizer que quem decide ter um filho com a equipe, tem, à sua disposição, não apenas o obstetra, mas também uma enfermeira obstetra ou uma obstetriz .
As doulas, que são escolhidas pelo casal grávido, e nunca pela equipe (não temos doulas na equipe) , são muito benvindas também.
Durante o pré natal, a Humanna disponibiliza como parte do acompanhamento , para as gestantes que escolheram a equipe para assisti-las , uma primeira avaliação, perineal com a fisioterapeuta e emocional com a psicóloga, todas incluídas no pré natal.
Para os casais que desejam ser acompanhados pelo pediatra do bebê desde antes mesmo dele nascer, a Humanna possibilita uma conversa de pré natal pediátrico, momento em que se são orientados os primeiros cuidados e quais sinais ficar atento no bebê nos primeiros dias de vida.
Quanto aos profissionais , todos com discurso e prática totalmente alinhados para garantir segurança e autonomia à mulher, antes, durante e depois do parto.
A partir desta prática, as gestantes são classificadas por grau de risco e acompanhadas em conjunto por toda a equipe durante o pré natal.
A Humanna ainda conta com visitas e avaliações domiciliares , tanto durante a gestação , no pré natal , quanto no pós parto, após a alta hospitalar , momento em que a enfermeira ou a obstetriz avaliam em casa os cuidados com o bebê , amamentação e a recuperação da mãe . Os pediatras também oferecem avaliações domiciliares, em qualquer fase da vida da criança inclusive.
Tais práticas também são muito comuns nesses países citados.
A Humanna enxerga a mulher , o bebê , enfim , toda família, na sua integralidade e não mede esforços e carinho para acolher a todos com o devido respeito que essa fase da vida requer.

A equipe da Casa Humanna realiza aconselhamento contraceptivo, em especial os LARC’s (métodos contraceptivos de longa duração) entre eles:
O dispositivo intrauterino (DIU) é um pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero utilizado para prevenção de gravidez.
Um DIU de cobre dura em média 10 anos e funciona da seguinte maneira: o cobre existente nele é liberado em pequenas quantidades na cavidade uterina, modificando o ph de tal meio e, impedindo assim, que os espermatozoides se movam e fertilizem os óvulos. Ele é inserido por um profissional da área da saúde. Sua eficácia é superior à 99%. Sua remoção é rápida e indolor. Não oferece proteção para infeções de transmissão sexual.
No primeiro mês, o DIU pode causar alguns desconfortos por ainda não estar completamente acomodado em sua posição.
Pode eventualmente aumentar cólicas e fluxo menstrual, mas não modifica o ciclo de um modo geral, uma vez que o método não é hormonal. Caso a mulher sinta dores muito fortes ou se esses sinais não diminuírem depois de um determinado tempo, é necessário verificar se a posição do DIU está mesmo correta.
O diu não atrapalha a amamentação, sendo assim, indicado para mulheres que estão nessa fase da vida.
O diu também pode ser indicado para mulheres que nunca tiveram filhos pois não causa infertilidade.
E fica contraindicado para mulheres que possuem malformações uterinas ou histórico recente de infecção.
É necessário fazer exames nos primeiros três meses para observar se o dispositivo se acomodou corretamente.
Nessas ocasiões, é importante tirar possíveis novas dúvidas com o médico ginecologista, de forma que a mulher saiba lidar melhor com os mitos e verdades sobre esse método e esteja mais apta a cuidar de seu próprio corpo.
O sistema intrauterino (SIU) é um dispositivo de contracepção hormonal que é colocado dentro da cavidade uterina. Um SIU tem um cilindro com hormônio que libera um progestogenio. Um exemplo de SIU é o DIU HORMONAL. Sua duração é de 5 anos.
Indicado como Contraceptivo altamente eficaz, pode também ser indicado como tratamento de sangramento uterino anormal.
O SIU libera progestagenio diariamente na cavidade uterina. Este hormônio promove a contracepção por dois efeitos: espessamento do muco cervical que impede a passagem dos espermatozoides e alterações morfológicas do endométrio que o torna impróprio.
Este método não age inibindo a ovulação já que esta continua a ocorrer, sendo que apenas uma parte das mulheres têm suas ovulações suspensas. Dessa forma, a mulher que usa um SIU ciclo normalmente, só não exterioriza o fluxo por conta das modificações do endométrio.
O DIU HORMONAL pode ser inserido com anestesia local e em Consultório, não é necessário, geralmente, internar para inseri-lo.

Profissional: Dra. Patrícia Carvalho e Bruna Sibon

Preparo e reabilitação perineal
O assoalho pélvico feminino é formado por um conjunto de músculos, fáscia e ligamentos que tem a função de fechamento da uretra, vagina, reto e pela resposta sexual. Além de ser o responsável por sustentar os órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto)
Cuidar dessa musculatura é fundamental para evitar e prevenir problemas como incontinências urinária e fecal, causadas pela flacidez dos músculos. A fisioterapia ginecológica atua na preparação para o parto e na reabilitação no pós-parto, evitando lacerações e levando a melhora na vida sexual, na saúde e na qualidade de vida.

Fisioterapia para Gestantes
A gestação causa uma séria de alterações no corpo da mulher que são necessárias para o desenvolvimento do bebê. A fisioterapia atua na prevenção e tratamento de disfunções decorrentes do período gestacional.

Fisioterapia para Gestantes
A fisioterapia oncológica ou oncofuncional tem como objetivo preservar, manter ou recuperar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico buscando o bem-estar e a qualidade de vida do paciente oncológico.

Profissional: Jullyana Russi

Atendimento individual para a prática de exercícios baseados no método inovador Spinning Babies ®, criado pela parteira profissional Gail Tully.
Serão apresentadas posturas que proporcionam flexibilidade e abertura da pelve, alongamento e alinhamento (da musculatura e ligamentos uterinos), facilitando a rotação e flexão da cabeça do bebê, para que ele se posicione da melhor forma possível para facilitar o parto.
Esses exercícios também auxiliam em desconfortos posturais gestacionais (como dores na lombar) e também ajudam bebês em posição pélvica (“sentados”) ou transversos (“deitados”), a virarem para a posição cefálica (de cabeça para baixo).
Indicado para gestantes com idade gestacional a partir de 24 semanas (Que desejam um parto normal/natural).
Spinning Babies Ⓡ é uma forma inovadora de abordar o parto. Desenvolvido pela parteira Gail Tully, é baseado em sólidos conhecimentos de anatomia e fisiologia da pelve e do nascimento. Trata-se de um conjunto de exercícios que podem ser utilizados na gestação e também durante o parto. É um método centrado nas necessidades da mãe e do bebê. (https://spinningbabies.com/)

Profissional: Patrícia Carvalho – Obstetra certificada pelo Siaparto 2017 e Jullyana Russi

A Acupuntura é uma técnica milenar da medicina chinesa que trata diversas doenças físicas e emocionais, como redução do estresse e da ansiedade, através do estímulo de pontos específicos do corpo pelo uso de agulhas , sementes de mostarda, artemísia ou até mesmo ventosas. A técnica é benéfica para diversas patologias e pode ser usado durante a gravidez e em crianças e totalmente segura, auxiliando no alívio dos sintomas da gestação, como dores de cabeça, cólicas, náuseas e fadiga e auxilia o posicionamento fetal.
Durante o parto, pode ser empregada como alternativa de analgesia, amenizando as dores causadas pelas contrações e no auxílio do início do trabalho de parto, agindo como ferramenta de indução natural. Em bebês também pode ser utilizada para alívio de cólicas e desconfortos da dentição, melhora no padrão do sono do bebê e nos saltos de desenvolvimento.

Profissional: Priscila Masini

A auriculoterapia é uma terapia de um conjunto de práticas realizadas na medicina tradicional chinesa comumente utilizada como adjuvante e complementar a outras práticas terapêuticas.
Nela são usados sementes de mostarda ou com agulhas semi permanentes que realizam pressão sobre os pontos auriculares estimulando ou sedando que permanecem na orelha no período de sete dias.
O uso da auriculoterapia na dor do parto usualmente não tem efeitos colaterais e pode diminuir ou evitar o uso de analgesia ou medicações,diminuído as chances de partos instrumentais que podem levar a dificuldades na amamentação, entre outros efeitos.
Para a Organização Mundial de Saúde, a acupuntura é segura, tem baixo custo, é simples, tem poucas contraindicações,não é tóxica e reações adversas mínimas.
A auriculoterapia melhora a intensidade de qualquer dor, e trazem benefícios nas reações emocionais, mobilidade, sono, cansaço, ansiedade, estresse, ajudam ao retorno do peso habitual antes da gestação, pode auxiliar na descida do leite, mastite, diminui a irritabilidade do inicio da dentição do bebê , das tão famosas cólicas , auxilia tratamentos de problemas respiratórios (como asma), bronquite, rinite, sinusite, alergias em geral, também pode ser usada para induzir um trabalho de parto a termo, com resultados incríveis e rápidos.

Profissional: Priscila Masini

É um tratamento realizado com um equipamento laser de baixa potência, cuja energia é absorvida pelas células doentes do corpo. Esta energia aumenta a microcirculação local e restabelece a produção de ATP celular (energia) promovendo cicatrização, ação anti-inflamatória e analgésica no local da irradiação.
O tratamento com laser é rápido, indolor, seguro (requer o uso de óculos) e não apresenta efeitos colaterais quando realizado corretamente. Pode ser utilizado para auxiliar na cicatrização de mamilo, de laceração de perineal e de cicatrizes de cesárea.

Profissional: Patrícia Carvalho , Priscila Masini, Jullyana Russi e Leandra Galvão – certificadas pela DMC desde 2017.

Acompanhamento nutricional, com ênfase em aconselhamento para a reeducação alimentar e a mudança de atitudes alimentares. Consultas individuais para pessoas de todas as idades e ambos os sexos, e públicos específicos como gestantes, mães no pós-parto e bebês iniciando a alimentação complementar. Especialmente para gestantes, o trabalho individualizado foca nas demandas nutricionais de cada fase gestacional e do puerpério para promover a saúde mãe-bebê.
Acompanhamento e aconselhamento para introdução alimentar guiado pelo método BLW e reeducação alimentar infantil.

Profissional: Beatriz Creato

A Casa Humanna possui uma equipe preparada para auxiliar em todas as situações de dificuldade relacionadas ao Aleitamento Materno, aconselhando, ajudando, tratando e principalmente olhando para a dupla mãe e bebê com carinho e atenção.
A consultoria visa dar suporte à dupla mãe-bebê focando a boa evolução do aleitamento materno e a solução de problemas (como mastite, pouco leite, fissuras no bico) que podem aparecer nesta fase.
São fornecidas orientações quanto a pega correta do bebê, posições favoráveis para amamentar, cuidados com a mama, modos de aumentar a produção de leite, verificação da quantidade de leite, ordenha, cólicas, estimulação da mama e relactação (volta a amamentar depois de ter parado parcialmente ou definitivamente), bem como qualquer outra duvida que possa surgir, dando apoio continuo a dupla mãe-bebê e a família neste período.

Consultoras: Leandra Galvão

O diferencial do atendimento pediátrico na Casa Humanna é a assistência humanizada que busca atender e acolher bebês, crianças e pais, através do cuidado individualizado, respeitoso e amoroso, levando em consideração as necessidades de cada família.
Através de um vínculo de confiança e colaboração entre o pediatra e a família, todas as formas de cuidar, educar, alimentar, medicar, vacinar podem ser dialogadas, para atingir a melhor orientação para a criança, respeitando sua individualidade.

Profissional: Dra. Kesianne Marinho

A Osteopatia é um método de tratamento criado por um médico americano chamado Andrew Taylor Still em 1874, que baseado no estudo em anatomia, fisiologia, química e física formulou o que chamamos hoje de Osteopatia.
Still então propôs que o corpo possuía sua própria autorregulação e que o organismo poderia se autocurar, desde que suas estruturas fossem reorganizadas e sua função reestabelecida.

Como ela é realizada ?
A Osteopatia é realizada através de terapia manual, na qual em uma consulta o paciente será avaliado e tratado conforme os testes e técnicas dentro da Osteopatia.

As estruturas avaliadas são tanto músculo-esqueléticas (articulações, músculos…), quanto viscerais (órgãos como estômago, intestino e útero…) e cranianas (movimentos cranianos…), com o objetivo de investigar a causa da dor/sintoma do paciente que o levou a procurar a Osteopatia.

 

Profissional: Dra. Valéria Helena

Idealizadora da Casa humanna

Patrícia Carvalho

Diretora Técnica CRM-SP 104.139 RQE 61.268

Nascida em São Paulo, reside na cidade desde que se casou com um jundiaiense. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2001) e, ali, também realizou sua residência médica em Obstetrícia e Ginecologia.

Título de especialista (TEGO) na área em 2004. Após o término da residência, atendeu em diversos hospitais e ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS), na grande São Paulo e Baixada Santista – SP.

Fez parte do comitê regional de mortalidade materna e coordenou serviços de saúde da mulher de tal região por anos e a partir essa vivência reforçou seu amor e cuidado pela ginecologia e pela obstetrícia.

Idealizadora e diretora técnica da Casa Humanna, Patrícia reforça ainda mais a sua própria história de empoderamento como médica, mulher, esposa e mãe!

 

O que falam sobre nós

Sempre fui muito bem atendida, com muito carinho e atenção! Fui em rodas maravilhosas na gestação, fiz fisio preparatória para o parto com a Juliana (uma querida que me ajudou muito), acumpuntura com a Gisele e, depois que minha bebê nasceu, a Kesianne foi nossa pediatra. Realmente é lugar repleto de ótimas profissionais e eu indico de olhos fechados!

Natasha

A Casa Humanna é um espaço com profissionais atualizados, dedicados, focados no bem estar da família que os procura. Dra. Patrícia Carvalho vai além de ser uma excelente GO na parte técnica, ela acolhe a mulher, gestante ou não, e proporciona uma visão integral a paciente, assim como os outros profissionais da casa.

Camila

Um local excelente, repleto de profissionais competentes que olham para o paciente realmente como um ser humano, especialmente a Dra Patrícia e a fisioterapeuta Juliana. Nota 10! Super recomendo!

Vanessa

Equipe realmente humana, profissionais-amigas que me proporcionaram a melhor e maior experiência da minha vida: ser protagonista no nascimento da minha filha!! Me deram informação e conhecimento, itens fundamentais para ter o poder de escolha! Só posso agradecer!!

Vanessa

Excelente atendimento. Dra Patrícia dispensa comentários! Me ajudou bastante nas dúvidas que tinha sobre reposição hormonal. Super indico!

Regina

CONTATO

Fale com a gente